Martha Stewart

Martha Stewart

sábado, 16 de julho de 2011

VOCÊ SABE O QUE É CRAFT?

O artesanato invadiu a web


Sim, invadiu. E dizemos mais. Invadiu a web e mudou de nome. Virou…..craft ! Mas que raios é craft ? Achamos quase impossível você nunca ter ouvido falar nesta palavra, mas vamos lá. Crafts é o artesanato moderno, conectado e que se alimenta de referências da Internet. Fazer crafts hoje é um fenômeno mundial e que a cada ano ganha mais força aqui no Brasil.

Crafters são artesãs com um novo perfil. São estudantes, mães e executivas de áreas distintas, que têm em comum uma paixão por atividades manuais criativas. Gente que gosta de por a mão na massa e criar seus próprios objetos. Elas estão conectadas na rede para aprender técnicas, se inspirar e compartilhar idéias. Blogar muitas vezes também faz parte da rotina destas artesãs conectadas, bem como trocar informações com outras crafters que estão em outras cidades e até outros países.

Muitas crafters não se contentam em reproduzir uma técnica, elas vão sempre além e acrescentam seu toque criativo, único, original em tudo que fazem. Usam técnicas tradicionais para produzir objetos originais e inusitados. Bordado em ponto cruz ? Sim, mas com desenhos de filmes cult. Patchwork ? Só se for o moderno.

Algumas crafters aprendem tricô e crochê assistindo vídeo-aulas no Youtube e vão as ruas encapar os postes com malhas coloridas ( já ouviram falar de tricô de guerrilha ? ). As mais experientes até produzem vídeos caseiros e ensinam tricô para iniciantes que nunca pegaram numa agulha.

Crafters são ousadas. As mais empreendedoras transformam seu hobby em negócio e se jogam na web para vender seus trabalhos em sites de e-commerce.

Mas ser crafter vai muito além de blogar e costurar, é acima de tudo um estado de espírito. Se você olha para uma garrafa plástica vazia e a sua mente fica borbulhando de idéias criativas sobre o que fazer com ela você provavelmente tem um DNA de crafter. Se você não pode ver uma camiseta lisa e fica pensando nas possibilidades de customizá-la, o bichinho do craft já te mordeu. Se você acha mais bacana fazer em casa do que comprar produtos massificados … wéeeeee…… alarme craft disparando !

Se algumas pessoas tinham uma percepção ruim sobre o artesanato o craft veio pra apagar os estereótipos. Já foi-se o tempo em que pintar camiseta era coisa de hippie e tricotar apenas para vovós. Quer um exemplo ? Máquina de costura voltou a ser objeto de desejo de muita gente jovem. Quem diria, né ?

E você, é crafter ? Se ao terminar de ler esta revista você for correndo pesquisar técnicas e nomes que aparecem aqui no Google as chances são muito grandes.

( Texto original publicado na revista Make, em Março de 2011)




♥ Matéria que saiu no site do jornal O Globo, no ano passado, sobre a redescoberta da costura entre jovens.

♥ Está em São Paulo e morre de vontade de aprender costura básica ? Tem medo da máquina? Tem que ver isso aí….dá uma espiada nas aulas particulares de costura da Pat Casan

Sachê com sobras de lã

Estes sachês ficam uma graça!
São feitos com sobras de lã e você pode estar dando de presente para alguém especial é um mimo para quem você gosta.
Minha sugestão é fazer os sachês para bem casado, docinhos ou para guardar nas gavetas com sabonetes de sua preferência.
Você pode fazer com o ponto que você quiser, corra para fazer o seu, abuse e use da sua criatividade.

Esponjinha de banho em tricô


.
Esponjinha de banho pode ser confeccionada com lã, linha ou barbante.
Usar agulha compatível com o fio.
É uma boa idéia para você dar de presente
Pode ser recheada com sabonete em barra.
Se você quiser saber a receita mande um comentário.

Meu primeiro sapatinho em tricô

Estou apaixonada por este sapatinho, é o primeiro que fiz!
É uma fofura, uma graça!

Meus crafts

Oi meninas!
Tomei um chá de sumiço, rsrrsrsr, mas olhe eu aqui outra vez!
Estou praticando o meu tricô e cada dia estou me surpreendendo com as criatividades das tricoteiras.
Dê uma olhadinha nestes crafts que eu fiz, estou apaixonada!
Beijos........................
Luguyrre